Muitas mulheres sofrem com as temidas varizes nas pernas. Além de serem esteticamente desagradáveis, as varizes podem evoluir para casos mais severos e causarem dores e desconfortos.

Pelo fato de as varizes serem consequência da má circulação nos membros inferiores, muitas dúvidas costumam surgir em relação à prática de exercícios, uma vez que a carga utilizada pode fazer o quadro piorar ao invés de ser amenizado.

Prevenindo o surgimento das varizes

O aparecimento das varizes pode ser genético ou causado por má alimentação e hábitos poucos saudáveis de vida. No primeiro caso, infelizmente, não há muito o que ser feito para evitar os temidos vasinhos, no entanto, é possível tomar alguns cuidados para adiar ou evitar o aparecimento do problema.

Antes de tudo, manter uma alimentação saudável e equilibrada, além de manter o peso são os primeiros passos para evitar esse mal. Alie essas boas práticas a hábitos saudáveis, como não fumar ou beber, para evitar as varizes.

Também é importante não ficar muito tempo sentada ou em pé. Movimentar as pernas e os pés para o sangue circular faz toda a diferença para adiar o surgimento dos vasinhos.

Pilates e a circulação

Quando as varizes já são uma realidade, o ideal é procurar exercícios de baixa carga para não intensificar o quadro e as dores. Por isso, o Pilates aparece como excelente opção para melhorar a circulação do sangue, amenizar o problema e, claro, até prevenir o aparecimento dos vasinhos.

O Pilates, principalmente se associado a caminhadas, consegue dosar e aumentar o tônus muscular, se tornando um poderosa aliado no tratamento dos vasinhos e, até mesmo, ajudando no controle de edemas nos membros inferiores.

Compartilhar: