Está cada vez mais difícil conseguir não passar o dia em frente ao computador, no entanto, a ciência já provou mais de uma vez que essa atitude é extremamente prejudicial às pessoas em diferentes ocasiões.

Não é exagero: passar muito tempo sentado pode levar à morte, causar diabetes, hipertensão e outras doenças. O assunto é sério e, mesmo assim, muitas pessoas deixam chegar em um ponto crítico para tomarem uma atitude.

O número de pessoas que reclamam de dores nas costas é cada vez maior. E não é para menos, uma vez que as mesas de trabalho não atendem aos requisitos básicos para comportar uma postura correta e, para piorar, ainda nos vemos obrigados a passar muito tempo em pé ou em posições desconfortáveis.

Para você ter uma ideia, quando estamos deitados a pressão dentro do disco intravertebral da coluna lombar é de apenas 25 newtons. Em pé, a pressão aumenta para 100 e, por incrível que pareça, quando sentamos ela pode chegar a até 250 newtons em casos de posturas incorretas.

As posturas incorretas, somadas à quantidade de horas que passamos sentados, fazem com que as cartilagens entre as vértebras sejam afetadas e, inclusive, possamos desenvolver hérnias de disco.

Mas como resolver essa situação? Primeiro, é recomendável que você não passe mais de duas horas sentado e tenha uma cadeira e mesa ergométricas para ajudar na boa postura.

Depois, as atividades físicas são fundamentais, especialmente o Pilates. A metodologia é altamente benéfica para orientar os alunos a respeito das posturas mais adequadas e para aumentar a consciência corporal.

Compartilhar: