A coluna neutra garante que não ocorram sobrecargas na região lombar.

O termo “coluna neutra” pode parecer estranho para você, mas com certeza você já orientou algum aluno ou paciente a “encaixar o quadril” durante algum exercício ou postura.

A intenção é garantir que não ocorram sobrecargas na região lombar, no entanto, muitos especialistas vêm substituindo essa orientação pelo termo “coluna neutra”, para transmitir uma visão mais adequada aos alunos.

A posição de coluna neutra indica que a estrutura vertebral precisa ter suas curvaturas fisiológicas preservadas. Quando isso acontece, não há sobrecarga ou lesões na região da lombar e as forças são dissipadas, melhorando a absorção de choques.

O conceito técnico é fundamental para o professor de Pilates, no entanto, transmitir a mensagem correta para os alunos pode ser bastante complicado e, se você não estiver atento, a postura durante os exercícios pode comprometer a saúde e o desempenho deles.

De forma geral, é importante o aluno entender que ele não pode ficar com o bumbum “para dentro” ou empinado, pois isso vai sobrecarregar a sua lombar.

Passar o comando apenas oralmente muitas vezes não é suficiente, por isso é importante que você demonstre a diferença entre a postura certa e as erradas para que eles entendam o que deve ser feito.

Além de demonstrar em seu próprio corpo, pode ser interessante posicionar os alunos antes do exercício para que eles sintam qual a posição correta e mantenham a coluna neutra durante os exercícios.

Compartilhar: